Bem vindos ao meu blog!

Bem vindos ao meu blog!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PARDAL




NOME COMUM: Pardal

NOME EM INGLÊS: House Sparrow

NOME EM ITALIANO: Passero

NOME EM FRANCÊS: Moineau domestique

NOME EM ESPANHOL: Gorrión común

NOME EM ALEMÃO: Haussperling

NOME CIENTÍFICO: Passer domesticus

FILO: ChordataCLASSE: Aves

FAMÍLIA: Pioceidae

ORDEM: Passariformes

TAMANHO: 15 cm com cauda

COR: Cabeça e pescoço cinza-chumbo. Listra branca sobre as asas. Peito e ventre brancos

ALIMENTAÇÃO: Pardais comem vários tipos de sementes e complentam a dieta com alguns insetos, frutas e migalhas de pão.

DISTRIBUIÇÃO: O Pardal é distribuído mundial (excluindo os polacos). É nativo da Europa e Norte a África. Foi introduzido no Sul da África, América do Sul, Austrália, Nova Zelândia, e América. Sua introdução em ocupação na América Norte ocorreu em 1851, quando um grupo de 100 pássaros da Inglaterra foi lançado em Brooklyn, Nova Iorque.

HABITAT: HABITOS: Pardais tendem a forragear comida no solo e usam um movimento saltando quando não estão em vôo. O vôo deles é direto, sempre agitando as asas e nenhum período de vôo livre.

REPRODUÇÃO: Pardais formam pares monógamos para cada estação de procriação. São construídos ninhos entre fevereiro e maio. Na época do acasalmento o macho procura um lugar adequado. Este lugar pode ser o oco de uma árvore no campo, o bneiral de um telhado ou a saliência de um edifício na cidade. Com o território estabelecido, ele chama uma fêmea que esteja próxima. Enquanto mostra-lhe a casa, ele eriça a penugem negra do pescoço. Se ficar satisfeita, a fêmea entra no ninho e a família está constituida. São construídos ninhos de vegetação seca, penas, cordas, e papel. Um a quatro ovos. Machos e fêmeas incubam os ovos para períodos pequenos de alguns minutos cada. Incubação dura durante 10 a 14 dias. Depois que os ovos forem chocados, machos e fêmeas alimentam o jovem por regurgitação.

PREDADORES NATURAIS: Muitos falcões e corujas caçam e alimentam de Pardais. Outros predadores conhecidos que se alimentaam dos filhotes e ovos incluem gatos, cachorros, raccoon, e muitas serpentes.

Esta ave robusta, com seu bico curto e cônico, é uma criatura bastante familiar em todas as cidades. Existem mais de 60 spécies relacionadas na Europa, Ásia, África e América.

O pardal instalou-se nos primeiros povoados há muito tempo atrás e hoje vive bem tanto no campo quanto nas cidades.
Pardais e agricultores são inimigos porque o pardal causa grande prejuízos nos pomares e plantações de cereais. Nas cidades, essas aves se reúnem ao entardecer em bandos muito barulhentos, que não se aquietam até que a noite chegue.

Nenhum comentário: