Bem vindos ao meu blog!

Bem vindos ao meu blog!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Derivados do leite de ovelhas

É uma enorme variedade de laticínios elaborados à base do leite de ovelha.
No Brasil não é muito comum a produção desses alimentos, embora no estado do Rio Grande do Sul tenham produtores especializados na ovinocultura de leite, destinada também a fabricação de queijos, iogurtes e até mesmo doces.
A França e a Itália se destacam como grandes produtoras de leite e queijos de ovelhas, que compoem a refinada gastronomia desses dois países.
Na cidade de Roquefort, na França, há grandes rebanhos de ovelhas da raça Lacaune, que produzem leite o ano inteiro destinado especialmente para a produção do queijo roquefort, famoso nas mesas francesas e do mundo todo.
No Brasil, a procura do leite e queijo de ovelhas é menor, pois muitos ainda estão "presos" ao tradicional leite bovino. Mas há aqueles que apreciam o leite de ovelha e derivados, que por sinal possuem um alto teor nutritivo e quantidades significativas de gordura.
O leite de ovelha já pode ser encontrado também na versão desnatado, para aqueles que se preocupam com a saúde e com uma dieta equilibrada.
No Brasil temos a Casa da ovelha, que produz uma grande variedade de queijos pecorinos, tipo feta, iogurtes de ovelha com polpa de frutas, doces de leite tradicional e light, entre outros.
Encontrei em alguns sites de busca, sites franceses de leites,queijos e iogurtes à base do leite de ovelhas. E notei que é grande a variedade desses laticínios nesse país.
Abaixo as imagens, que chegam a dar água na boca até daqueles que torcem o nariz ao ouvir falar em leite de ovelhas,hehe...
Ovelhas francesas da raça Lacaune: maiores produtoras de leite

sobremesa láctea de chocolate feita com leite de ovelhas

doce de leite de ovelhas sabor chocolate


queijo de ovelhas fermentado


queijo de ovelha defumado



iogurte natural de ovelhas


queijo cremoso de leite de ovelhas




Leite de ovelhas (em pó)


doce de leite cremoso de ovelha



iogurte de ovelhas com polpa de frutas




queijo tipo feta



queijo pecorino




queijo roquefort



leite de ovelha longa vida
imagens: Google france
texto: Lily Ribeiro



Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelas dicas!
Você conhece alguém que possa arranjar estes leites de ovelha pra mim? Grata.Glaucia.