É uma enorme variedade de laticínios elaborados à base do leite de ovelha.
No Brasil não é muito comum a produção desses alimentos, embora no estado do Rio Grande do Sul tenham produtores especializados na ovinocultura de leite, destinada também a fabricação de queijos, iogurtes e até mesmo doces.
A França e a Itália se destacam como grandes produtoras de leite e queijos de ovelhas, que compoem a refinada gastronomia desses dois países.
Na cidade de Roquefort, na França, há grandes rebanhos de ovelhas da raça Lacaune, que produzem leite o ano inteiro destinado especialmente para a produção do queijo roquefort, famoso nas mesas francesas e do mundo todo.
No Brasil, a procura do leite e queijo de ovelhas é menor, pois muitos ainda estão "presos" ao tradicional leite bovino. Mas há aqueles que apreciam o leite de ovelha e derivados, que por sinal possuem um alto teor nutritivo e quantidades significativas de gordura.
O leite de ovelha já pode ser encontrado também na versão desnatado, para aqueles que se preocupam com a saúde e com uma dieta equilibrada.
No Brasil temos a Casa da ovelha, que produz uma grande variedade de queijos pecorinos, tipo feta, iogurtes de ovelha com polpa de frutas, doces de leite tradicional e light, entre outros.
Encontrei em alguns sites de busca, sites franceses de leites,queijos e iogurtes à base do leite de ovelhas. E notei que é grande a variedade desses laticínios nesse país.
Abaixo as imagens, que chegam a dar água na boca até daqueles que torcem o nariz ao ouvir falar em leite de ovelhas,hehe...
Um comentário:
Parabéns pelas dicas!
Você conhece alguém que possa arranjar estes leites de ovelha pra mim? Grata.Glaucia.
Postar um comentário