Bem vindos ao meu blog!

Bem vindos ao meu blog!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009




Solidão afeta ovelhas


Animais se acalmam perto de rostos conhecidos

LONDRES - Cientistas do Instituto Babraham descobriram que ovelhas, assim como humanos, precisam ver ''rostos'' conhecidas depois de algum tempo sozinhas.
Na pesquisa, levaram-se os animais para celeiros escuros. As ovelhas ficaram sozinhas e, depois de algum tempo, projetaram-se numa tela imagens de cabras, ovelhas, cordeiros e outros animais, além de formas geométricas e outras figuras.

Ao longo da projeção, mediu-se o nível de estresse dos bichos, monitorando suas batidas cardíacas, inquietação e o número de vezes que baliram. Também foram feitos outros testes como o de cortisol e de adrenalina - indicadores químicos de estrese - no sangue.

As imagens de cabras e de triângulos foram as que menos inquietaram as ovelhas. E quando eram mostradas imagens de outras ovelhas, os animais acalmavam-se.

- Isso mostra que não apenas elas podem reconhecer umas às outras, o que é suficientemente interessante, mas também que têm as mesmas emoções que nós, em relação aos rostos - defendeu Keith Kendrick, coordenador da equipe de pesquisa.

Há três anos, Kendrick provou que as ovelhas podiam reconhecer até 50 caras de ovelha e 10 rostos humanos até dois anos depois da convivência com as pessoas e os animais das fotografias.

Além de sugerir formas de acalmar as ovelhas em caso de uma viagem, por exemplo, o estudo ainda tem uma extensão humana. Pela já comprovada similaridade entre os mamíferos, mostrar fotos de pais pode ajudar, caso tenham de ficar longe de casa.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/internacional/2004/08/25/jorint20040825002.html



Nenhum comentário: